segunda-feira, 26 de novembro de 2012

O BLOG

O BLOG "Matemática na Sala de Aula" é parte integrante das Atividades Práticas Supervisionadas (ATPS) da Disciplina de Fundamentos e Metodologia de Matemática, que faz parte do currículo na formação do acadêmico do Curso de Pedagogia do 6º Semestre na Faculdade Anhanguera de Valinhos, que tem como orientadora, a Profª Ynayah Teixeira. O objetivo é apresentar atividades realizadas pelos estudantes Silvana Cristina e Paulo Eduardo, além de divulgar outros trabalhos e recursos voltados para a Matemática.

Material Dourado - Operações

Vamos trabalhar um pouco mais de ADIÇÃO e SUBTRAÇÃO com o recurso do Material Dourado. Veja como é simples!


Na 1ª e 2ª linha estão representados com material dourado os dois números a serem adicionados: 239 (2 placas, 3 barrinhas e 9 cubinhos na 1ª linha) e 174 (1 placa, 7 barrinhas e 4 cubinhos na 2ª linha).

Na 3ª linha representamos o agrupamento das duas quantidades 3 placas(centenas),10 barrinhas (dezenas) e 13 cubinhos.

A 4ª linha representamos o agrupamento de 10 dos 13 cubinhos (unidades), formando 1 barrinha e sendo transportada para a casca da dezena.

Na 5ª linha representamos o agrupamento de 10 das 11 barrinhas (dezenas), formando 1 placa e sendo transportada para a casa da centena.

E na 6ª linha é apresentado o resultado final.

SUBTRAÇÃO



1º linha é feita a representação com material dourado do minuendo 345.


2º linha, como não é possível retirar 7 unidades de 5, então faz-se o desagrupamento de 1 barra (dezena) que equivale a 10 unidades.



3º linha, não é possível retirar de 3 dezenas as 6 dezenas acima indicada, faz-se o desagrupamento então de 1 centena que é transformada em 10 dezenas (10 barrinhas), subtrai-se então a quantidade desejada.


4º linha, nesta etapa é apresentado o resultado final da subtração.

sábado, 17 de novembro de 2012

Contando...

Os Jogos na Matemática

Um vídeo que explica a importância dos jogos no ensino da Matemática e alguns exemplos de jogos que são confeccionados pelos próprios Professores.


Créditos: Ao final do vídeo.

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

As Flores da Maricota – Multiplicação e Divisão


Confecção das Flores: Silvana C. Cason.

Multiplicação:

Ideia de multiplicação comparativa.

Maricota foi até seu jardim e cortou 4 flores para  entregar para sua mãe. Sua irmã Luíza também foi ao jardim e cortou 4 flores mais que Maricota. Quantas flores Luíza cortou?


Ideia associada à proporcionalidade.

Maricota comprará 5 flores para colocar em um vaso. Cada flor custa R$ 2,00. Quanto ela vai pagar pelas cinco flores?


Divisão:

Ideia de repartir igualmente/distribuir.

Maricota tem 15 flores que será dividida igualmente nos 5 vasos que comprou. Quantas flores cada vaso terá?


Ideia de medir/formar grupos.

Maricota receberá visitas e quer colocar um arranjo de flor em cada cômodo da casa. Comprou 20 flores e quer colocar 5 em cada arranjo. Quantos arranjos ela conseguirá montar?



Atividade proposta pela autora do livro "Conversas sobre números e operações", Luzia Faraco Ramos (Ática, 2009) e adaptado pelos acadêmicos do Curso de Pedagogia da Faculdade Anhanguera de Valinhos, na Disciplina de Fundamentos e Metodologia da Matemática, Silvana Cristina e Paulo Eduardo, orientados pela Professora Ynayah Teixeira.

CONFECÇÃO DAS FLORES:

Material: 20 palitos de sorvete (ou pazinhas de sorvete), 20 forminhas de doce, cola, 10 copinhos de plástico (ou 10 potinhos de iogurte).

Procedimento: Preparar as flores colando em um dos lados do palito uma forminha de doce. O ideal é que seja montado pelo menos 20 flores.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Ações de multiplicar ou ideias de multiplicação


Multiplicação aditiva ou ação de contar grupos com a mesma quantidade de elementos. A atividade que podemos fazer para essa concepção é uma proposta de Luzia Faraco Ramos em seu Livro “Conversas sobre números e operações (Ática, 2009).

As aranhas do Genésio

Material: 10 tampas de latas de leite em pó ou de potes de achocolatado, canudinhos, fita-crepe e canetinhas para desenhar.
Procedimento: Corte os canudinhos ao meio, cole 8 deles com fita-crepe em uma tampa, depois dobre os canudos, formando as patas. Em seguida, desenhe a carinha da aranha. Se quiser que as aranhas fiquem mais gordinhas, cole outra tampa, fechando a aranha. Se pendurar um barbante, depois pode usar como móbile. Montar pelo menos 10 aranhas. 

Com tudo pronto, podemos propor a situação.


Genésio tem 4 horripilantes aranhas mortas em sua coleção. Sabendo que os aracnídeos tem 8 patas, descubra quantas são as patas da coleção de Genésio.