domingo, 21 de outubro de 2012

A Construção conceitual das operações

A atividade que veremos no vídeo a seguir é própria de uma sala de quarto ano. Uma ideia onde o aluno propõe uma situação-problema. Isso deve ser aplicado desde a Educação Infantil, vejamos um pequeno e simples exemplo:

"Em um parque estão 5 crianças brincando e chegam mais 3. Quantas crianças estão brincando no parque agora?"

Com uso de recursos simples, como recortes de figuras de crianças, o Professor demonstra essa situação-problema. Veremos que a criança chegará à uma QUANTIDADE, onde ela verá 5 crianças e notará que chegaram outras 3 e contando de 1 e 1, totalizando e chegando ao número 8. A criança contou, mas também ADICIONOU.

"A matemática é uma linguagem numérica que foi criada para nos auxiliar em questões que envolvem aspectos quantitativos. Achar soluções numéricas para questões é algo que não precisa ser visto ou sentido como problema". (RAMOS, Luzia Faraco, 2009, pág 63).

Dito isso, vamos deixar os "problemas" bem definidos na matemática, pois não podemos apresentar problemas e obstáculos, pois isso pode causas a repulsa do aluno, uma vez que todo problema é algo ruim. Por isso, a "situação-problema" é apenas uma questão que envolve números, ou seja, QUANTIDADE e MEDIDAS.

Mesmo assim, na apresentação do conteúdo, temos as "situações-problemas", também chamadas de situações matemáticas, termo que é mais aceito. Essas situações apresentam estruturas diferentes, como:

- Simples: Envolve apenas uma operação matemática;
- Complexas: Envolve mais de uma operação;
- Com informações para selecionar: Quando no enunciado, são apresentadas informações que não serão usadas para a solução da situação. Isso faz com que a criança "pense" e selecione as informações que de fato são necessárias;
- Com informações insuficientes: Quando as informações apresentadas não são o bastante para chegar a um resultado esperado, exigindo um reflexão sobre a situação;
- Heurísticos: São situações que envolvem pensamentos lógicos e estratégias e não são resolvidos pelas operações.



Citação:
Ramos, Luzia Faraco - Conversando sobre números, ações e operações : uma proposta criativa para o ensino da matemática nos primeiros anos / Luzia Faraco Ramos. - São PAulo : Ática, 2009.
Programa do Livro-Texto (PLT 550) Anhanguera Educacional. 

Na Vida Dez na Escola Zero


A obrade  Elizabeth Hartley-Brewer apresenta 100 dicas práticas e importantes que auxiliam a encontrar a forma certa na hora de elogiar meninos em seu nível de desenvolvimento e mostram como esse encorajamento positivo funciona no dia-a-dia. 
Uma das ferramentas mais valiosas que pais e educadores têm em mãos para criar adultos felizes e seguros, o elogio, quando aplicado de modo correto na educação dos meninos, além de ser um meio de recompensar sinceramente seus pequenos sucessos, faz com que eles se sintam amados, confiantes e valorizados, imprimindo na rotina dos adultos de amanhã um comportamento crítico e responsável. 

Um pouco mais sobre o Ábaco

Já postamos aqui, material sobre o Ábaco. Porém por ser um instrumento que auxilia e muito na concepção da matemática, apresentamos um link que promoverá várias atividades com esse colaborador em sala de aula.

Clique e aprenda mais como trabalhar com o Ábaco de Pino.