Confecção das Flores: Silvana C. Cason.
Multiplicação:
Ideia de multiplicação
comparativa.
Maricota foi até seu jardim e
cortou 4 flores para entregar para sua
mãe. Sua irmã Luíza também foi ao jardim e cortou 4 flores mais que Maricota.
Quantas flores Luíza cortou?
Ideia associada à
proporcionalidade.
Maricota comprará 5 flores para
colocar em um vaso. Cada flor custa R$ 2,00. Quanto ela vai pagar pelas cinco
flores?
Divisão:
Ideia de repartir
igualmente/distribuir.
Maricota tem 15 flores que será
dividida igualmente nos 5 vasos que comprou. Quantas flores cada vaso terá?
Ideia de medir/formar grupos.
Maricota receberá visitas e quer
colocar um arranjo de flor em cada cômodo da casa. Comprou 20 flores e quer
colocar 5 em cada arranjo. Quantos arranjos ela conseguirá montar?
Atividade proposta pela autora do livro "Conversas sobre números e operações", Luzia Faraco Ramos (Ática, 2009) e adaptado pelos acadêmicos do Curso de Pedagogia da Faculdade Anhanguera de Valinhos, na Disciplina de Fundamentos e Metodologia da Matemática, Silvana Cristina e Paulo Eduardo, orientados pela Professora Ynayah Teixeira.
CONFECÇÃO DAS FLORES:
Material: 20 palitos de sorvete (ou pazinhas de sorvete), 20 forminhas de doce, cola, 10 copinhos de plástico (ou 10 potinhos de iogurte).
Procedimento: Preparar as flores colando em um dos lados do palito uma forminha de doce. O ideal é que seja montado pelo menos 20 flores.