sexta-feira, 7 de setembro de 2012
Comparação
Como vimos, a Classificação incide em ordenar objetos, pessoas ou qualquer outro elemento conforme suas qualidades ou características. Na Seriação existe a comparação entre os elementos, percebendo as diferenças entre eles. Estes conceitos são de importantes para o completo entendimento das semelhanças que os objetos ou qualquer elemento estabeleçam com o ambiente real e imediato.
Vejamos neste vídeo, disponível na Rede, como é realizada a avaliação operatória da Comparação.
Classificação e Seriação
As estruturas mentais relacionadas se ampliam por meio das próprias atividades das crianças quando essas ordenam depois de uma comparação e repartem. Com isso, a criança usa da classificação e seriação para que posteriormente compreenda o número.
Classificação é como a criança separa algo que tenha um atributo, como cor, tamanho, forma e espessura.
SERIAÇÃO é o ato propriamente dito, ou seja, é ordenar objetos, colocando-os em série.
Solicita que ela mostre as diferenças das “escolas” fazendo uso do atributo cor e na sequência, pede que ela dirija cada “carinha” com seu atributo cor para a “escola” que tenha a mesma cor.
Os materiais usados foram: EVA colorida, uma folha de papel “color set”, cola, tesoura e canetas hidrocor. Essa atividade foi confeccionada durante a aula de Fundamentos e Metodologia de Matemática.
A História da Matemática
Quando falamos em Matemática, logo lembramos das quatro operações básicas: adição, subtração, multiplicação e divisão, porém Matemática é muito mais que isso. Ao mesmo tempo que fascina muitos, amedronta tantos outros.
Por trás dos números, sinais, expressões, fórmulas... temos uma História.
Falar da Matemática, exige-se autoridade para isso, por isso em pesquisas na Rede, encontramos um site que muitos nos ajudará a conhecer a mais exata das ciências, desde a percepção da classificação e seriação até as mais complexa fórmulas.
Convidamos a conhecer o site www.matematica.br
Objetivo desta Atividade
"Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades que constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais descritas a seguir. Compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual e social. Fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria. Utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos. Estudar, aplicar criticamente as diretrizes curriculares e outras determinações legais que lhe caiba implantar, executar, avaliar e encaminhar o resultado de sua avaliação às instâncias competentes."
Trecho das Atividades Práticas Supervisionadas (ATPS) da Disciplina de Fundamentos e Metodologia de Matemática.
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