O BLOG "Matemática na Sala de Aula" é parte integrante das Atividades Práticas Supervisionadas (ATPS) da Disciplina de Fundamentos e Metodologia de Matemática, que faz parte do currículo na formação do acadêmico do Curso de Pedagogia do 6º Semestre na Faculdade Anhanguera de Valinhos, que tem como orientadora, a Profª Ynayah Teixeira. O objetivo é apresentar atividades realizadas pelos estudantes Silvana Cristina e Paulo Eduardo, além de divulgar outros trabalhos e recursos voltados para a Matemática.
segunda-feira, 26 de novembro de 2012
Material Dourado - Operações
Vamos trabalhar um pouco mais de ADIÇÃO e SUBTRAÇÃO com o recurso do Material Dourado. Veja como é simples!
1º linha é feita a representação com material dourado do minuendo 345.
2º linha, como não é possível retirar 7 unidades de 5, então faz-se o desagrupamento de 1 barra (dezena) que equivale a 10 unidades.
3º linha, não é possível retirar de 3 dezenas as 6 dezenas acima indicada, faz-se o desagrupamento então de 1 centena que é transformada em 10 dezenas (10 barrinhas), subtrai-se então a quantidade desejada.
4º linha, nesta etapa é apresentado o resultado final da subtração.
Na 1ª e 2ª linha estão representados com material dourado os dois números a serem adicionados: 239 (2 placas, 3 barrinhas e 9 cubinhos na 1ª linha) e 174 (1 placa, 7 barrinhas e 4 cubinhos na 2ª linha).
Na 3ª linha representamos o agrupamento das duas quantidades 3 placas(centenas),10 barrinhas (dezenas) e 13 cubinhos.
A 4ª linha representamos o agrupamento de 10 dos 13 cubinhos (unidades), formando 1 barrinha e sendo transportada para a casca da dezena.
Na 5ª linha representamos o agrupamento de 10 das 11 barrinhas (dezenas), formando 1 placa e sendo transportada para a casa da centena.
E na 6ª linha é apresentado o resultado final.
SUBTRAÇÃO
sábado, 17 de novembro de 2012
Os Jogos na Matemática
Um vídeo que explica a importância dos jogos no ensino da Matemática e alguns exemplos de jogos que são confeccionados pelos próprios Professores.
Créditos: Ao final do vídeo.
sexta-feira, 16 de novembro de 2012
As Flores da Maricota – Multiplicação e Divisão
Confecção das Flores: Silvana C. Cason.
Multiplicação:
Ideia de multiplicação
comparativa.
Maricota foi até seu jardim e
cortou 4 flores para entregar para sua
mãe. Sua irmã Luíza também foi ao jardim e cortou 4 flores mais que Maricota.
Quantas flores Luíza cortou?
Ideia associada à
proporcionalidade.
Maricota comprará 5 flores para
colocar em um vaso. Cada flor custa R$ 2,00. Quanto ela vai pagar pelas cinco
flores?
Divisão:
Ideia de repartir
igualmente/distribuir.
Maricota tem 15 flores que será
dividida igualmente nos 5 vasos que comprou. Quantas flores cada vaso terá?
Ideia de medir/formar grupos.
Maricota receberá visitas e quer
colocar um arranjo de flor em cada cômodo da casa. Comprou 20 flores e quer
colocar 5 em cada arranjo. Quantos arranjos ela conseguirá montar?
Atividade proposta pela autora do livro "Conversas sobre números e operações", Luzia Faraco Ramos (Ática, 2009) e adaptado pelos acadêmicos do Curso de Pedagogia da Faculdade Anhanguera de Valinhos, na Disciplina de Fundamentos e Metodologia da Matemática, Silvana Cristina e Paulo Eduardo, orientados pela Professora Ynayah Teixeira.
CONFECÇÃO DAS FLORES:
Material: 20 palitos de sorvete (ou pazinhas de sorvete), 20 forminhas de doce, cola, 10 copinhos de plástico (ou 10 potinhos de iogurte).
Procedimento: Preparar as flores colando em um dos lados do palito uma forminha de doce. O ideal é que seja montado pelo menos 20 flores.
quinta-feira, 15 de novembro de 2012
Ações de multiplicar ou ideias de multiplicação
Multiplicação aditiva ou ação de
contar grupos com a mesma quantidade de elementos. A atividade que podemos fazer para essa concepção é uma proposta de Luzia
Faraco Ramos em seu Livro “Conversas sobre números e operações (Ática, 2009).
As aranhas do Genésio
Material: 10 tampas de latas de
leite em pó ou de potes de achocolatado, canudinhos, fita-crepe e canetinhas
para desenhar.
Procedimento: Corte os canudinhos
ao meio, cole 8 deles com fita-crepe em uma tampa, depois dobre os canudos,
formando as patas. Em seguida, desenhe a carinha da aranha. Se quiser que as
aranhas fiquem mais gordinhas, cole outra tampa, fechando a aranha. Se pendurar
um barbante, depois pode usar como móbile. Montar pelo menos 10 aranhas.
Com tudo
pronto, podemos propor a situação.
Genésio
tem 4 horripilantes aranhas mortas em sua coleção. Sabendo que os aracnídeos
tem 8 patas, descubra quantas são as patas da coleção de Genésio.
domingo, 21 de outubro de 2012
A Construção conceitual das operações
A atividade que veremos no vídeo a seguir é própria de uma sala de quarto ano. Uma ideia onde o aluno propõe uma situação-problema. Isso deve ser aplicado desde a Educação Infantil, vejamos um pequeno e simples exemplo:
"Em um parque estão 5 crianças brincando e chegam mais 3. Quantas crianças estão brincando no parque agora?"
Com uso de recursos simples, como recortes de figuras de crianças, o Professor demonstra essa situação-problema. Veremos que a criança chegará à uma QUANTIDADE, onde ela verá 5 crianças e notará que chegaram outras 3 e contando de 1 e 1, totalizando e chegando ao número 8. A criança contou, mas também ADICIONOU.
"A matemática é uma linguagem numérica que foi criada para nos auxiliar em questões que envolvem aspectos quantitativos. Achar soluções numéricas para questões é algo que não precisa ser visto ou sentido como problema". (RAMOS, Luzia Faraco, 2009, pág 63).
Dito isso, vamos deixar os "problemas" bem definidos na matemática, pois não podemos apresentar problemas e obstáculos, pois isso pode causas a repulsa do aluno, uma vez que todo problema é algo ruim. Por isso, a "situação-problema" é apenas uma questão que envolve números, ou seja, QUANTIDADE e MEDIDAS.
Mesmo assim, na apresentação do conteúdo, temos as "situações-problemas", também chamadas de situações matemáticas, termo que é mais aceito. Essas situações apresentam estruturas diferentes, como:
- Simples: Envolve apenas uma operação matemática;
- Complexas: Envolve mais de uma operação;
- Com informações para selecionar: Quando no enunciado, são apresentadas informações que não serão usadas para a solução da situação. Isso faz com que a criança "pense" e selecione as informações que de fato são necessárias;
- Com informações insuficientes: Quando as informações apresentadas não são o bastante para chegar a um resultado esperado, exigindo um reflexão sobre a situação;
- Heurísticos: São situações que envolvem pensamentos lógicos e estratégias e não são resolvidos pelas operações.
Citação:
Ramos, Luzia Faraco - Conversando sobre números, ações e operações : uma proposta criativa para o ensino da matemática nos primeiros anos / Luzia Faraco Ramos. - São PAulo : Ática, 2009.
Programa do Livro-Texto (PLT 550) Anhanguera Educacional.
Na Vida Dez na Escola Zero
A obrade Elizabeth Hartley-Brewer apresenta 100 dicas práticas e importantes que auxiliam a encontrar a forma certa na hora de elogiar meninos em seu nível de desenvolvimento e mostram como esse encorajamento positivo funciona no dia-a-dia.
Uma das ferramentas mais valiosas que pais e educadores têm em mãos para criar adultos felizes e seguros, o elogio, quando aplicado de modo correto na educação dos meninos, além de ser um meio de recompensar sinceramente seus pequenos sucessos, faz com que eles se sintam amados, confiantes e valorizados, imprimindo na rotina dos adultos de amanhã um comportamento crítico e responsável.
Um pouco mais sobre o Ábaco
Já postamos aqui, material sobre o Ábaco. Porém por ser um instrumento que auxilia e muito na concepção da matemática, apresentamos um link que promoverá várias atividades com esse colaborador em sala de aula.
Clique e aprenda mais como trabalhar com o Ábaco de Pino.
sábado, 13 de outubro de 2012
Dia do Professor
Aos Professores e Colegas, dedico esse vídeo como homenagem pelo dia do profissional que forma os demais profissionais: o Professor.
segunda-feira, 24 de setembro de 2012
Dia do Ensino Responsável
Neste próximo Sábado, dia 29 de Setembro a Faculdade Anhanguera de Valinhos, realiza mais um Dia do Ensino Responsável. Com início às 9 horas a Unidade estará aberta para a Comunidade apresentando várias atividades e eventos com a participação de Professores e Alunos em seus respectivos Cursos, além de outras atrações para os visitantes.
Compareça! Prestigie!
Material Dourado feito de papel
Outra atividade desenvolvida e que pode ser usada em sala de aula com uma dimensão um pouco maior é o Material Dourado feito de papel. Já postamos aqui um vídeo sobre esse material.
Esse é o Material Dourado produzido industrialmente e pode ser adquirido em lojas de materiais pedagógicos.
Já esse foi produzido em sala de aula em papel cartão e contact transparente.
Atividades em Sala de Aula
Essas são algumas das Atividades propostas realizadas com materiais simples para aplicação dos conceitos matemáticos. Neste caso, usamos canudinhos para refrigerantes, barbante, cola, tesoura e caneta.
Numerização:
Conservação:
Numerização:
Seriação:
Conservação:
Sequência:
Construindo um TANGRAM
Há mais de uma forma de se fazer um TANGRAM e já sabemos que é um jogo conhecido por Educadores de todo o Mundo. O Vídeo a seguir é produzido em Portugal e mostra com detalhes como fazer o seu TANGRAM.
Veja outros vídeos de como trabalhar com o TANGRAM, clicando aqui.
TANGRAM
O Tangram é um jogo de tabuleiro reconhecido em todo o Mundo. Ele é um quebra-cabeça chinês, e diferentemente do clássico, ele só é constituído por sete peças que são 5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo.
E apenas com essas 7 peças, o aluno pode desenvolver diferentes figuras.
Como esse jogo se tornou peça de uso nas salas de aulas na aplicação da Matemática, é necessário conhecer profundamente do que se trata o TANGRAM. Visite o Canal do Educador e aprenda mais sobre esse recurso simples, para o uso em sala de aula.
Documentário: Maria Montessori
Não há como não ser impactado com a História dessa MULHER. Sua História de Vida e a luta pela transformação na Educação são exemplos para os Professores e futuros Educadores.
Maria Montessori
Maria Montessori foi uma educadora italiana, nascida em 1870 e morreu em 1952. Ela doutorou-se em medicina pela Universidade de Roma. Dedicou-se às crianças com transtornos em uma clínica da mesma universidade onde teve seu doutorado. Montessori transformou a direção da educação tradicional, que dava maior prerrogativa à formação intelectual. Emprestou um sentido vivo e ativo à educação. Foi a criadora das Casas de Crianças, instituições de educação e vida e não apenas lugares de instrução e conteúdos.
Montessori é para a Educação um ícone para a sustentação de um compromisso aos alunos e por isso que todo seu legado é respeitado e colocado em prática. Conheça a extraordinária História dessa Mulher, acessando o link do Educação para Crescer.
Montessori é para a Educação um ícone para a sustentação de um compromisso aos alunos e por isso que todo seu legado é respeitado e colocado em prática. Conheça a extraordinária História dessa Mulher, acessando o link do Educação para Crescer.
A História do Ábaco
O Ábaco foi a primeira “máquina” para calcular na história da humanidade. Essa invenção que se pode dizer que seria a origem dos mais avançados computadores da atualidade foi dos chineses há mais de 3.000 a.C.
Esse aparelho é de simples manuseio devido sua singeleza na construção. É composto por varetas representando as disposições das casas decimais.
Cada vareta possui 10 contas (ou bolinhas). Para o uso, as operações são realizadas de combinação com o sistema posicional. Ele tem como objetivo auxiliar o aluno a apreender o sistema de numeração e suas técnicas operatórias. Para saber mais sobre o Ábaco, visite o site da do Brasil Escola.
sábado, 15 de setembro de 2012
Trabalhando com Material Dourado
Vídeo que apresenta com muita facilidade como trabalhar com o Material Dourado.
sexta-feira, 7 de setembro de 2012
Comparação
Como vimos, a Classificação incide em ordenar objetos, pessoas ou qualquer outro elemento conforme suas qualidades ou características. Na Seriação existe a comparação entre os elementos, percebendo as diferenças entre eles. Estes conceitos são de importantes para o completo entendimento das semelhanças que os objetos ou qualquer elemento estabeleçam com o ambiente real e imediato.
Vejamos neste vídeo, disponível na Rede, como é realizada a avaliação operatória da Comparação.
Classificação e Seriação
As estruturas mentais relacionadas se ampliam por meio das próprias atividades das crianças quando essas ordenam depois de uma comparação e repartem. Com isso, a criança usa da classificação e seriação para que posteriormente compreenda o número.
Classificação é como a criança separa algo que tenha um atributo, como cor, tamanho, forma e espessura.
SERIAÇÃO é o ato propriamente dito, ou seja, é ordenar objetos, colocando-os em série.
Solicita que ela mostre as diferenças das “escolas” fazendo uso do atributo cor e na sequência, pede que ela dirija cada “carinha” com seu atributo cor para a “escola” que tenha a mesma cor.
Os materiais usados foram: EVA colorida, uma folha de papel “color set”, cola, tesoura e canetas hidrocor. Essa atividade foi confeccionada durante a aula de Fundamentos e Metodologia de Matemática.
A História da Matemática
Quando falamos em Matemática, logo lembramos das quatro operações básicas: adição, subtração, multiplicação e divisão, porém Matemática é muito mais que isso. Ao mesmo tempo que fascina muitos, amedronta tantos outros.
Por trás dos números, sinais, expressões, fórmulas... temos uma História.
Falar da Matemática, exige-se autoridade para isso, por isso em pesquisas na Rede, encontramos um site que muitos nos ajudará a conhecer a mais exata das ciências, desde a percepção da classificação e seriação até as mais complexa fórmulas.
Convidamos a conhecer o site www.matematica.br
Objetivo desta Atividade
"Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades que constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais descritas a seguir. Compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual e social. Fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria. Utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos. Estudar, aplicar criticamente as diretrizes curriculares e outras determinações legais que lhe caiba implantar, executar, avaliar e encaminhar o resultado de sua avaliação às instâncias competentes."
Trecho das Atividades Práticas Supervisionadas (ATPS) da Disciplina de Fundamentos e Metodologia de Matemática.
Assinar:
Postagens (Atom)